238

Trabalho sem carteira assinada, tenho algum direito?

Infelizmente essa é uma pergunta comum no Brasil e uma dúvida constante de quem, ainda, trabalha sem carteira assinada.

E a resposta é: SIM! Você tem todos os direitos.

Vale lembrar que é dever do empregador ao contratar um trabalhador, assinar sua CTPS (Carteira de Trabalho), no prazo de 48 horas, e, nela anotar data de admissão, salário e outras condições especiais se houver.

A CTPS é obrigatória para o exercício de qualquer emprego sendo que é nela que se registra todo o histórico de trabalho de cada um.

Entretanto, o fato de você trabalhar sem a carteira assinada não faz com que você perca seus direitos trabalhistas e previdenciários, mesmo se acordado previamente, sim, muitos brasileiros ainda se submetem ao trabalho sem o devido registro por medo de perder a oportunidade do emprego.

No direito do trabalho existe um importante princípio chamado: PRIMAZIA DA REALIDADE, ou seja, o que prevalece é a verdade real, o que de fato aconteceu durante o contrato de trabalho.

Portanto, se você de fato trabalhou, mesmo sem carteira assinada, tem direito de receber todas as verbas decorrentes de um contrato de trabalho, tais como: férias + 1/3, 13º salário, horas extras, FGTS e outras que se aplicam a categoria.

Como provar? O que fazer? 

Normalmente o reconhecimento do vínculo empregatício decorre de uma ação trabalhista proposta pelo empregado, que por ter outros direitos violados, acaba por pedir judicialmente a anotação de seu contrato de trabalho e o pagamento das verbas trabalhistas.

Na grande maioria das vezes esse vínculo é facilmente provado através do depoimento de testemunhas, que tenham conhecimento da relação de emprego entre você e a empresa, ou ainda com documentos que se referem ao contrato de trabalho, tais como: recibo de pagamento, extrato bancário, e-mails profissionais, cartão de visita e outros.

Lembrete: a testemunha não pode ser parente, amigo íntimo ou pessoa que tenha interesse na causa.

Assim, se ficar comprovado que você trabalhou para a empresa, ela deverá anotar o contrato de trabalho de forma retroativa e consequentemente lhe pagar todas as verbas decorrentes da relação de trabalho: 13º salário, férias, horas extras, intervalos, contribuição previdenciária, depósito do FGTS entre outros direitos específicos da categoria.

Logo, é um direito seu ter seu contrato de trabalho anotado em sua CTPS, mas se você vem sendo prejudicado neste ou em outro caso, faça valer seu direito!

Gostou do post? Achou útil? Então participe enviando seu comentário ou divulgando nas redes sociais. 

Nayara Couto

Nayara Couto

Advogada, inscrita na OAB/GO sob nº 36.089 aprovada de primeira no exame da ordem em Outubro/2011 enquanto ainda cursava o 9º período de direito, bacharel em Direito pela Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN) em Goiânia-GO.

238 Comments

    • Bom dia,

      Trabalho há 3 anos numa empresa onde só tem carteira assinada quem trabalha la em SP, eu trabalho no rj, faço serviços administrativos tomo conta de um escritório, estoque de peças e serviços externos, porém eles me falaram que para que eu fosse contratado teria que abrir um cnpj MEI micro empreendedor individual pra poder receber meu salário todo mes. Porém não houve nenhum contrato assinado nunca e agora estão me cobrando a prestação de determinados serviços sob pena de me penalizarem e até me desligarem, neste caso como abri o cnpj e emito NF estou desamparado legalmente né?

    • Boa Tarde!

      Nayara, meu vizinho tem uma pequena confecção de costura, porém não é nada formal ele nunca abriu oficialmente uma micro empresa. Ele apenas comprou umas máquinas colocou na garagem da casa e chamou 2 costureiras. E nunca assinou a CTP’S delas. Entretanto uma delas vivia faltando e ele resolveu dispensá-la e agora ela disse que vai coloca-lo na justiça. Ela tem direito a algo? Caso sim, o quê?
      O que ela pode alegar? E como ela pode provar suas alegações?

    • bom noite.gostaria de saber quando a pessoa trabalhar sem carteira assinada e depois passar um ano ele esta de ferias e receber nenhum beneficio com 1/3 de ferias e outros beneficios..isso pode

  1. Olá, trabalhei oito meses numa determinada empresa sem carteira assinada e oito meses com carteira assinada, a empresa só quer me pagar os direitos dos meses que eu trabalhei com a carteira assinada, tenho como prova e-mails do próprio dono da empresa, tenho cartão de visitas, tenho alguns contracheques dos meses que trabalhei sem carteira e tenho alguns testemunhas, porém esses testemunhas a maioria são parentes pois nessa empresa só trabalha pessoas da família, gostaria de saber se posso fazer valer meu direito ?mesmo se precisar de testemunhas que são da família? pois o próprio patrão também é parente meu?!!!

    • Olá Leandro, primeiro agradeço o contato.
      Na Justiça do Trabalho os fatos podem ser provados através de documentos e/ou testemunhas.
      Como as testemunhas são parentes e colegas de trabalho, o juiz do trabalho poderá ouvi-los apenas como informantes, ou seja, não terão tanta força para provar a sua verdadeira admissão.
      Mas, você poderá provar essa situação com os contracheques e e-mails do seu chefe, que você disse que possui, sem nenhum problema.
      Qualquer nova dúvida estou à disposição.

      • nayara eu comecei a trabalhar em uma empresa, no dia 24 de julho, e fui registrado no dia 12 de agosto, o problema é que eu assinei um documento que eu entrei na empresa no dia 12 de agosto mas eu tenho testemunhas que eu entrei no dia 24 de julho, o que eu posso fazer nesse caso?.

      • Eu trabalhei um ano e uma mês sem carteira assinada e pedir demisão ??
        Queria saber se eu tenho direito a alguma coisa ou não!!

      • Olá Nayara trabalhei três meses em uma empresa num mutirão sem eles assinar minha carteira e nisso eu tenho um problema de coluna e eles disseram q iriam contratar todos do mutirão mas depois q soubero do meu problema na coluna não me contrataram. Queria saber se tenho algum direito?

      • ola eu comecei a trabalhar 10 de outubro de 1013
        e a minha carteira so foi assinada 16 de março de 2014
        e ate agora eles nao fizeram o acerto do meu tempo sem ter assinado aminha carteira o que eu faço

  2. Caso a empresa não tenha pago 13 salário,ferias,fgts,etc, e depois de cinco meses assine a carteira do funcionário demitindo em seguida dentro dos 90 dias do período de experiência e só pague a esse as verbas decorrentes do contrato de 90 dias, o funcionário pode recorrer para que a empresa pague os meses anteriores?

    • Olá Yasmin
      Claro que sim. Basta provar a verdadeira admissão do empregado, que no caso que você citou ocorreu à 5 meses atrás. Se durante o período sem CTPS assinada o trabalhador não recebeu contra-cheque ou recibo, contrato de trabalho ou qualquer outro documento que comprove o vínculo de emprego desse período, não tem problema. Essa situação pode ser facilmente provada com testemunhas (colegas de trabalho principalmente). Comprovado o vínculo o empregado irá ter sua data de admissão corrigida e receberá todas as verbas devidas pela rescisão do contrato de trabalho.
      Se esse é o seu caso, procure um advogado e faça valer seus direitos.
      Obrigada pelo contato e, qualquer dúvida estou à disposição.

  3. OLA NAYARA TENHO 1 ANO E 4 MESES TRABALHANDO COMO VENDEDORA EM UMA LOJA E NAO TENHO CARTEIRA ASSINADA, MINHA PATROA CONBINOU Q COM 3 MESES ELA IA ASSINAR A CARTEIRA PASSOU E NAO ASSINOU DEPOIS COMENTOU NOVAMENTO Q IA ASSINAR COM 11 MESES E NAO ASSINOU ATE AGORA COM ESSE TEMPO TODOS, SI EU PEDIR DEMISSAO QUAIS OS DIREITOS Q TEM SENDO Q NEM FERIAS E HORAS EXTRAS EU TENHO? SUELIDA OBRIGADA.

    • Olá Suelida
      Essa combinação que sua patroa fez é ilegal/errada. Como dito, é direito de todo empregado ter sua carteira assinada desde sua admissão mesmo no período de experiência. Se você pedir demissão, você tem direito à assinatura da sua carteira com data retroativa ao dia que você começou a trabalhar, saldo de salário, férias + 1/3, 13° salário e outros como horas extras, adicionais se forem o caso. É importante ter a carteira devidamente assinada porque é a prova de sua experiência para um novo emprego, e ainda contar como tempo de serviço para a sua futura aposentadoria.
      Pedindo demissão você terá que cumprir o aviso, não terá direito a sacar o FGTS, nem a multa de 40% e não terá direito ao seguro desemprego. Porém, é direito seu ter a integralidade dos depósitos de FGTS, ou seja, mesmo que você não vá sacar o FGTS ele deve estar depositado na sua conta. Se isso não aconteça e você tenha provas e/ou testemunhas que comprovem seu vinculo de emprego, você poderá entrar na justiça do trabalho e requerer todos os seus direitos.
      Espero ter ajudado, e obrigada pelo contato.

  4. OLÁ,
    TRABALHEI NUMA EMPRESA 1 ANO E 1MES E 5 DIAS ,SEM REGISTRO GOSTARIA DE SABER QUAIS DIREITOS EU TENHO…
    E SI TENHO COMO RECORRER PQ FUI DEMITIDA POR MOTIVO BANAL..

    • Olá Tabatha
      Você tem direito de ter o vínculo de emprego reconhecido com a anotação na sua carteira de trabalho e todas as verbas decorrentes. Se você possui provas e/ou testemunhas que comprovem que você realmente trabalhou na empresa, procure um advogado e requeira esse reconhecimento.
      Infelizmente a demissão não precisa ser justificada, mesmo que seja um motivo banal. Mas, se foi demitida sem justa causa a empresa deve lhe pagar todos os seus direitos.
      Espero ter ajudado.

      • Trabalho numa empresa sem ser carteira assinada e no momento to doente fazendo tratamento de hancenisse em outra cidade 800 km da minha cidade
        Posso da atestado longo sem perigo de perde o emprego?

  5. RETIFICANDO …Olá! Antes que tudo, parabéns pelo seu post.

    Tenho uma namorada que foi chamada, por uma amiga, pra trabalhar como babá de seu filho. Elas tinham um acordo “boca a boca” no qual, minha namorada apenas ia as tardes cuidar da criança, folgava aos sábados e domingos e também quando o pai da criança ESTIVESSE em casa, pois o mesmo cuidaria do seu filho.

    Ela trabalhou 1 ano, ganhando apenas R$ 200,00 mensais.

    A amiga deu férias, porém não a remunerou.

    Ela tem algum direito? Se SIM, quais?

    Agradeço pela atenção!

    • Olá Mário
      Ela tem direito a ter sua carteira devidamente registrada e pagamento das verbas rescisórias. Ela pediu demissão ou foi demitida?
      Caso essa amiga não tenha anotado a carteira de trabalho de sua namorada e não vai fazê-lo como determina a lei. Ela pode ingressar com uma ação na justiça do trabalho (desde que tenha provas do vínculo de emprego e/ou testemunhas) para ter seu contrato reconhecido e, se comprovado, receber todas as verbas devidas, inclusive as férias acrescida de 1/3 que você disse que ela não recebeu.
      Agradeço o contato.

  6. Nayara,

    Trabalhei 4 anos em uma empresa,tirei apenas uma ferias, trabalhei todos os feriados dos anos, não ganhava nenhum beneficio, nem hora extra, somente o salario, eles me deram ferias e me demitiram e agora me negam pagar os meus direito, lembrando que o patrão é meu tio e ele nunca assinou minha carteira mesmo eu querendo, ele afirma agora que não paga nada de jeito nenhum, e infelizmente eu n tenho como provar, pois recebia dinheiro em especie.

    Gostaria de saber como devo proceder para ir atras dos meus direitos, visto que o mesmo se nega a pagar.

    • Olá Bruno
      Aconselho que você procure seu sindicato ou o MTE para que tomem as providências.
      Você disse que “tenho como provar, pois recebia dinheiro em especie”, mas você poderá provar com testemunhas (colegas de trabalho).
      Boa sorte, e obrigada pelo contato.

  7. Boa noite,

    Tenho um duvida, trabalhei durante 7 anos da empresa de propriedade do meu pai e do meu tio, sem carteira assinada, recebendo apenas o salario, agora meu pai esta vendendo a empresa mesmo os filhos nao concordando, e eu como filho vou ser demitido sem direitos nada. Queria saber se como filho de um dos sócios tenho direito os mesmos diretos que qualquer trabalhador, se sim, quais? Pois no período que trabalhei nao recebi nem ferias e nunca tive a carteira assinada, como no caso esse foi meu primeiro e único emprego ate agora, ficarei prejudicado pois nao tenho experiência em carteira para futuras comprovações.

    • Olá Eduardo
      Você era empregado e não sócio na empresa?
      Se apenas empregado e você tem provas do seu vínculo de emprego, aconselho que você procure um advogado e requeira o reconhecimento de vínculo e as verbas devidas, tais como: férias + 1/3, 13º salário, aviso prévio, saldo de salário, horas extras, FGTS, multa de 40%, seguro desemprego, se for o caso, dentre outras previstas em instrumentos coletivos.
      Obrigada pelo contato.

  8. Trabalho a 2meses e pouco numa empresa na qual nao assinaram minha carteira de trabalho, e me mandaram embora de atestado medico, quais sao meus direitos, oque devo fazer, desde ja muito obrigada.

  9. ola Nayara gostaria de saber meus direitos trabalhista pois trabalhei 08 meses sem carteira assinada inicio 07/01/2013 a 30/09/2013 o que a empresa tem q me pagar? obrigado.

    • Olá Marcelo
      As verbas variam, se você foi demitido sem justa causa ou pediu demissão. Mas, independente do motivo a empresa deve registrar seu contrato de trabalho na sua CTPS de forma retroativa, com a data do dia em que você começou a trabalhar, e, ainda, lhe pagar o saldo de salário, 13º salário e férias proporcionais, horas extras, se for o caso, recolher a contribuição previdenciária e depósitos do FGTS entre outros direitos específicos da sua categoria. Se foi a empresa quem te demitiu e foi sem justa causa, a empresa terá que pagar a multa de 40% sobre o saldo do FGTS, aviso prévio, e liberar as guias para que você possa se habilitar no seguro desemprego.
      Agradeço o contato.

  10. gostaria de fazer uma pergunta: Parentes que trabalham na firma não precisa ser registrado ??? exemplo esposa do Dono da Empresa trabalha 8 horas e manda ainda na firma mas não tem participação na empresa mas manda na empresa isso pode ???quais a conseguencias de uma fiscalização ????

  11. oi gostaria de saber,trabalhei por 1 ano e 8 meses na lanchonete do meu cunhado entrava as 18:30 e saia somente depois da meia noite,ai ele veio brigar comigo por motivos banais,ai eu disse que não irira mais,ele ja sabia que se me estressase eu sairia por conta,mais como não tenho registro e nem prova do pagamento porque só recebia em dinheiro,gostaria de saber se tenho direito de receber seguro desemprego ou pelo menos um acerto de contas mesmo eu tendo pedido a conta por ter sido humilhada pois ele brigou comigo na frente do meu colega de trabalho,gostaria de saber quais meus direitos? desde já agradeço,aguardo respostas

  12. e quando você ñ tem testemunha por ela ter medo de perde o emprego? tenho certeza que a dona da empresa coloca as testemunhas pra fora.

  13. Gostei muito, foi bastante esclarecedor. Trabalhei em uma empresa por 5 (cinco) meses ao final recebi um e-mail solicitando meu comparecimento para acertos trabalhistas e ao chegar na data e horário combinado tive uma resposta que não tinha nenhum direito trabalhista pois não tinha carteira assina nem contrato de trabalho, apesar de ter a cópia dos extratos bancários com respectivo nome da empresa e o valor depositado pela mesma. Afinal, tenho ou não como recorrer ao ultimo salário e os direitos trabalhistas?

  14. Trabalho a 5 meses sem carteira assinada e a 1 mês tive um acidente de trabalho, estou de atestado a 1 mês. Quero pedir demissão e gostaria de saber quais os meus direitos?

    • Olá Danuza

      Primeiro agradeço o contato.
      Bom, essa situação está errada. Se você sofreu acidente de trabalho com atestado de 1 mês, você deveria afastar por auxilio doença acidentário e receber o beneficio pela previdência social. Ocorre que, se a empresa não lhe registrou você não consegue isso.
      Além disso, o empregado que sofre acidente de trabalho tem estabilidade provisória no emprego de 12 meses após o retorno.
      O correto é que a empresa lhe registrasse de forma retroativa.
      Espero ter ajudado.

  15. trabalho em uma empresa dsde dia 4 de janeiro oje e 19 de novembro sem carteira assinada meus patroes vao assinar agora dia 20 de novembro queria saber meus direitos em valor do tempo que trabalhi sem carteira assinada?

    • Olá Keila

      Primeiro agradeço o contato.
      O correto é que a empresa assine sua carteira de forma retroativa, fazendo constar como data de admissão o dia que efetivamente você começou a trabalhar na empresa. E, quando você for demitida ou pedir demissão você receba por todo o período de trabalho.
      Espero ter ajudado.

      • queria sabe duas coisas primeiro meu irmao trabalho sem carteira assinada em um padaria por 7 ou 8 meses e ele saiu e o ex patrao dele disse q ele nao tinha nada pra recebe isso e verdade ….

        a outra queria sabe quanto eu receberia por trabalha 3 meses sem carteira assinada na msm paradia e 8 de carteira asssin8ada os ultimos salarios era 743.72 reais e o ultimo msm foi de 818.00 reais… e so recebi em mao 118.00 e no fgts 867.00 isso ta certo msm e foi mandada embora sem justa causa e outra recebi de 3 meses se carteira assinada 150 reais..

  16. Olá,Boa tarde!Trabalhei numa empresa de telemarketing por 45 dias e não assinaram minha carteira,e nem me pagaram o 13 agora esse Mês,e me dispensaram,quando falei dos meus direitos eles disseram que eu estava em treinamento.Quais os meus direitos?
    Obrigada!

  17. BOA TARDE NAYARA,

    EU TRABALHEI 11 MESES, RECEBENDO 1.200 REAIS POR M~ES,
    NÃO TINHA REGISTRO EM CARTEIRA.

    O QUE EU TERIA DIREITO?

    oBRIGADO

  18. Trabalhei 3 meses na empresa, e completando os 3 meses me pediram pra fazer o exame médico para me registrarem, e no mesmo dia que entreguei o exame, me mandaram embora, sem justa causa. Gostaria de saber quais são meus direitos, pois não é certo pedir o exame médico e demitir em seguida . Aguardo respostas, obrigada

  19. Olá , bom na verdade estou trabalhando em uma empresa desde Maio/2013 , porem eles não me ficharam deste a data que entrei, assinaram minha carteira em OUTUBRO/2013 e disseram que eles acertariam o outros meses retroativos, porém eles vieram com uma conversa na qual eles tem o direito de me pagar esses retroativos apenas no ANO que vem 2014, achei isso um absurdo , pois até onde sei eles eram obrigados a assinar a minha carteiro no prazo de 48 horas ou assinar a minha carteira com todos os meses retroativos por lei . Queria saber se oque eles me disseram é veridico e se o certo é eles me pagarem só o ano que vem , oque faço , quais sao os meus direito e o que posso fazer pra receber este direito ?
    Desde já agradeço !

  20. Olá Nayara!
    Trabalhei durante 3 anos sem carteira assinada em uma empresa. Após esse período tive meus serviços dispensados porque a empresa terceirizou o setor em que eu trabalhava. Meu salário nunca era depositado pelo empregador, eu recebia uma parte em espécie e a maior parte em cheque de terceiros (clientes), portanto não tenho documentos que comprovem o vínculo. As possíveis testemunhas que trabalhavam comigo também não possuíam vínculo. Como posso proceder para requerer os meus direitos?

  21. Olá Nayara!
    Sou funcionária de uma prefeitura, contratada em regime temporário, mas não tenho certeza que vou receber o 13º salário, pois eles alegam que funcionários contratados não têm esse direito e que não possuem verba para pagar. Como devo proceder caso não o 13 salário não seja pago?
    Desde já agradeço

  22. Boa tarde.
    Minha dúvida é um pouco diferente. Trabalho a 10 meses em uma empresa sem registro, pois optei por não te-lo. Minha dúvida é, se for mandando embora, tenho alguma coisa a receber? Mesmo de comum acordo, tenho direito a receber, férias, salário proporcional?

    Atenciosamente.

  23. OLA NAYARA!
    trabalhei 6 meses em uma empresa sem carteira assinada só que eu pedi demissão perdi os direitos que eu tinha

  24. Olá, gostaria de saber o seguinte, eu trabalho há quase sete meses com carteira assinada, porém eu não assinei nenhum contrato para que eu fosse registreada, apenas enviei meu exame, documentos e a carteira de trabalho que voltou assinada. Eu tinha que ter assinado alguma coisa?

    Fico no guardo.

    Obrigada.

  25. GOSTARIA DE SABER.

    TRABALHEI NUMA EMPRESA POR 3 ANOS E 6 MESES EM CARTEIRA ASSINADA(POR OPCAO). TEREI ALGUM DIREITO A RECEBER?

    FICO NO AGUARDO DE RESPOSTA.

    OBS.: LEMBRANDO QUE RECEBI TODOS OS MESES SEM ATRAZO E O DECIMO.
    A RESPEITO DAS FERIAS TENHO MINHAS DUVIDAS.

  26. OLÁ, TRABALHO DE RECEPCIONISTA – FOLGUISTA – EM UM HOTEL HÁ 3 ANOS, DAS OITO DA NOITE DO SÁBADO ÀS OITO DA NOITE DO DOMINGO, E NOS FERIADOS DAS OITO DA MANHÃ ÀS OITO DA MANHÃ DO DIA SEGUINTE, E GOSTARIA MUITO DE SABER SE TENHO DIREITO A RECEBER 13º SALÁRIO. RECEBO MENSALMENTE 350 REAIS E NÃO TENHO CARTEIRA ASSINADA. OBRIGADO DESDE JÁ E ESPERO SUA RESPOSTA. PARABÉNS PELO SITE!

  27. Olá Nayara, bom dia
    Trabalho a dez anos em uma pousada administrada por minha família e só a dois anos tive minha carteira assinada, pois uma fiscal da justica do trabalho esteve aqui e exigiu que minha carteira fosse assinada. Só que a mesma foi assinada a partir daquela data. O que posso fazer para não perder os oito anos que passou? como posso fazer para regularizar essa situacão?

    Um abraco
    Rose.

  28. tenho 7 meses sem carteira assinada sai o patrão mandou bater minhas contas com o contador alguém sabe me dizer de no quando mas omenos vou pegar em dinheiro juntando tudo ???? esperando resposta obrigador

  29. trabalhava como cuidadora de idoso, sabia que não teria direito a carteira assinada, trabalhava de 09.00horas as 19.00horas todos os dias inclusive feriados, passado um tempo não podia sair nem para pagar contas levar filho ao medico nem ir ao enterro do meu pai tive direito, nem de tirar os dias, alias me vi como uma prisioneira, pedi para sair e fui um deus nos acuda, fizeram tantas fofocas inclusive no facebook me acusaram de deixar cair a pessoa no chão varias vezes e não avisar, ele nunca caiu comigo, então resolvi correr atras dos meus direitos, pelas mentiras, pedi que quando me pagassem queria meu recibo, quanto a provas tem o que esta escrito no facebook gravado…..quais meus direitos trabalhei 24.03.2013 a 30.12.2013

  30. OLÁ TRABALHEI EM UMA EM PRESA SEM CARTEIRA ASSINADA E SEM VALE TRANSPORTE E FAZENDO HORA EXTRA E AGORA FINAL DE ANO MINHA PATROA ME DEMITIU E NAO QUER PAGAR O DIA 25 EO 01 QUE SAO FERIADOS TENHO DIREITO EM RECEBER ALGO?

  31. Trabalho 10meses e 26 dias sem carteira assinada como posso calcular esse Valor ? agradeço se poder me ajudar .

  32. OLA, EU TRABALHEI 1 ANO E 3 MESES EM UMA DETERMINADA EMPRESA E POR UMA DESCUÇÃO EU SAI POR CONTA PROPRIA,SERA QUE TENHO DIREITO ALGUMA COISA.

  33. gostaria de tirar algumas duvidas sobre trabalho sem carteira assinada.
    pois estou passando por esta situaçao

  34. trabalho a 3 anos em uma empresa como vendedor, não tenho carteira assinada ganho por comissão agora a empresa esta querendo abaixar as comissões e disse que quem não aceitar esta fora quais são os meus direitos?

  35. Boa tarde! Eu trabalho numa escola há 7 anos sem carteira assinada. Estou pensando pedir demissão da empresa. Gostaria de saber quais são os meus direitos trabalhistas.

  36. Olá Nayara, minha dúvida e um pouco complicada,o pai do meu filho vai completar 43 anos e trabalha na empresa do pai desde muito novo,nunca teve registro e nem salario, somente depois de casado que passou a ter salario ou seja a 11 anos somente que ele recebe salario. Minha pergunta e ele tem direitos trabalhistas dos anos anteriores? Que direitos são esses? Detalhe a empresa e uma funerária e ele trabalhou sozinho durante anos, era dia e noite no plantão sem folga alguma. Agradeço se vc nos tirar essa dúvida.

  37. ola naiara meu nome eleilah trabalhei em uma pizzaria a noite durante 7 meses dai ele bateu minha contas e falou que meus calculos daria no maxima uns mil e quinhetos achei pouco ta certo ?

  38. Trabalho em uma clínica odontológica á sete anos, sem carteira assinada
    não tenho hora para sair apenas hora de entrar. Entro de 07:30 hs e só saio quando não tem mais paciente 21:00 á 22:30 hr. Engravidei e não tive nenhum direito a licença maternidade, nunca ganhei um salário,hora extra e muito menos décimo. Gostaria de saber se eu pedir demissão eu tenho algum direito? E quais?

  39. Boa Tarde, eu trabalho a 1 ano e 2 meses sem carteira assinada e recebo mensalmente R$900,00, Pretende pedir demissão pois estou procurando um com registro em ctps, gostaria de saber se tenho direito a receber alguma coisa e se sim, como faço para calcular esse valor?

    Desde já agradeço.

    Obrigada.

  40. Trabalhei durante 5 meses sem carteira assinada com salario de 900,00, pedi demissão e assinei a carta de demissaõ tb, e na hora de receber minha patroa disse que só tenho R$ 50,00 para receber. então perguntei pq, e ela me disse que por eu não ter cumprindo o aviso prévio foi descontado e só sobrou aquilo para receber,estava ciente que não iria receber todos os meus direitos, mais pensei que pelo menos os 22 dias trabalhados iria receber. Isso tá certo? O que eu faço? tenho algum direito a mais, mesmo tendo assinado a carta de demissão??

  41. Olá,
    Trabalho a 3 ano sem carteira assinada, no meu caso foi diferente, pois o advogado que me contratou como secretária, disse que não poderia assinar minha careteira pq a nossa sala não tem CNPJ mas iria fazer valer meus direitos. Mas mesmo assim aceitei.

    Entrei dia 7 de fevereiro de 2011.. e em dezembro de 2011 tirei férias ficando 20 dias em casa, mas não recebi 13 Salário nem das férias…

    No segundo ano em 2012, tirei férias em dezembro de 30 dias e recebi apenas o 13 Sala. e Férias mas diferença do salario quando voltamos a trabalhar.

    em em 2013 foi a mesma coisa de 2012.

    Agr em fevereiro fiz 3 anos, estou pensando em pedir demissão, tenho direito ao FGTS e outros? Quais são?

    Mesmo sabendo que ele não pode assinar minha carteira ?

    Bjus, aguardo reposta.

  42. trabalhei com meu pai em uma mercearia por muito tempo sem assinar carteira ..hoje sou funcionário público e queria o tempo trabalhado só para efeito de aposentadoria ?? consigo ??

  43. trabalho em uma empresa sem fim lucrativo, num azilo nao tenho cartteira assinada e nem um dos direitos pago quais São meus direitos por favor responda se puder

  44. oi, bom, trabalho em uma empresa mais não de carteira assinada a quase seis meses, meu patrão vai só agora assinar minha carteira, ele pode assinar na data que eu entrei? ou se ele assinar esse mês eu perco quase 6 meses de trabalho ? como ele deve agir corretamente ? obrigado pela atenção.

  45. Oi, moro em milagres Ba, cidade onde nao existe fiscalizaçao, a maioria da populaçao, trabalha acima de 10 horas por dia de segunda á sabado, e nos domingos das sete ate 12, sem contar que, os estabelecimentos abrem em feriados, exemplo:Natal. trabalhamos de carteira assinada, porem, nao recebemos hora extra, folgas de 2 em 2 meses, e ai de quem for cobrar isso. como faço para poder ajudar a populaçao? trabalhar 10 horas e meia por dia é horrivel.

  46. Oi parabéns pelo post é bem explicativo. Gostaria de saber se tenho algum direito pois trabalhei 5 anos em uma loja da cidade sem registro, porém tive um caso amoroso como o patrão e assim que a mulher dele descobriu eu fui mandada embora… Gostaria de saber se tenho direito á alguma coisa?

  47. Boa tarde, conheço uma pessoa que trabalhou 8 anos sem carteira assinada e pretende sair da empresa por problemas de saude, como ela pode reinvindicar os seus direitos trabalhistas destes anos, já que o seu patrao a fazia assinar recibos de pagamento de salário e ñ dava nenhum para ela?

  48. Oi Trabalhei um bom tempo numa empresa , e só depois ele assinou minha carteira fiquei 8 meses de carteira assinada , mas ele deu baixa como se eu tivesse fazendo acordo , e mesmo assim me deixou empregado mas sem carteira assinada oque eu faço corro atras dos meu direitos Trabalhista?

  49. trabalho a 6 meses em uma empresa sem carteira assinada, quero sair e resolvemos amigavemente, mas tenho duvidas de quantos receberei?

  50. oi nayara! eu trabalho em uma empresa a 3 anos ,nao trabalho de carteira assinada tenho direito á ferias? e quando eu sair da empresa tenho direito á que?

  51. Ola nayara .. algumas duvidas. Gostaria de saber se tenho algun direito . Comecei a trabalhar em uma empresa no dia 4 de agosto de1999 e so assinaram minha carteira em maio de 2000 trabalhei ate fevereiro de 2007 onde o dono da empresa me chamou para um acordo pois iria da baixa na carteira pois a empresa iria passar para sua esposa com outro nome… foi entao que tive que devolver 40 porcento a ele , mais mesmo assim continuei trabalhando durante o recebimento do seguro desemprego fui adimitida novamente em setembro de 2007 novamente e trabalhei ate nov de 2012 na qual fui demitida sem justa causa. A minha duvida e se tenho direito de contribuicao e outros mais no periodo dos dez messes sem carteira assinada de 1999 e 2000 e se tenho os mesmos direito quando tava de aviso previo os 6 messes

  52. O verdadeiro motivo da demisao foi o seguinte o antigo dono era canidato a vice prefeito . dias antes da campanha ele me chamou na sala dele e falou que era canidato e perguntou se eu iria votar nele falei que nao. Apos a eleicao em novembro de 2012 veio a dita demissao sem justa causa . O que ocorreu foi um grande contragimento . E o que posso fazer

  53. Olá trabalhei 5 meses para uma empresa com um carro de publicidade, mas não tinha contrato e nem carteira assinada tenho direito. tenho alguns comprovantes de pagamentos. Desde ja agradeço.

  54. Olá, eu trabalho numa certa empresa e entrei quando eu tinha menor idade no mês de dezembro, completei a maior idade no mês de Fevereiro 2014, e o dono da empresa esta com minha carteira de trabalho já faz dois meses. Ele pede pra mim fazer outras funções e eu não digo não, pois tenho medo de ser mandada embora e quero saber se tenho algum direito. E nessa tal empresa tem muitas irregularidades!
    Aguardo resposta .

  55. Trabalhei 5 meses sem carteira assinada e depois assinaram, já estou há 3 meses. Se pedir demissão o que tenho direito a receber.

  56. Oi!
    eu trabalhei 1 ano e 10 meses em transporte escolar particular.
    Quando fui contratada a moça me falou q não poderia me registrar. Tudo bem..eu era menor de idade.não ganhava nem metade de um salario minimo!
    quando foi um certo dia, ela me dispenso, e como jah tinha me pago o mes vencido, falou que só iria me pagar os dias trabalhados. Pois bem.
    Queria saber quais são os meus direitos.

    Obg pela atenção!

  57. Boa Tarde,tenho cinco meses de trabalho sem carteira assinada,e quero sair do emprego.queria saber quais direitos tenho ao pedir demissão.

  58. Olá… Gostaria de saber, o meu marido trabalhou 5 anos de instrutor de auto escola mas sem carteira assinada, so que isso foi no ano de 1996 e agora saiu a lei que agora com 25 anos de trabalho para instrutor consegue aposentar. Tem como ele recorrer??? que contando esses 5 anos ele teria 18 anos de profissão. Obrigada!

  59. Então, trabalhei durante 5 anos em uma empresa de um amigo, até então tudo bem, por acordo não quis ser registrada, pois ele me pagava o fgts todo mês e tb o INSS da parte dele.Houve um assalto na empresa em 21/12/12. Ele ficou muito bravo comigo, porque eu não consegui acionar o botão de panico da empresa.Passou uns dias em janeiro sai de férias no meia das minhas ferias ele me dispensou e até arrumou outro emprego pra mim. Mas ele não pagou aviso prévio indenizado não pagou estabilidade porque afinal de contas eu estava de férias. Acredito que eu tenha direito?.Mas se eu aciona-lo na JT, eu posso requer meus direitos sem ter que ser registrada?

  60. Boa tarde, Drª Nayara!

    Se possível, gostaria que esclarecesse minha dúvida.

    Trabalho a dois anos e dois meses em uma empresa e não sou registrada.
    Meu salário é de R$ 1.000,00. Recebi apenas uma das minhas férias e gostaria de saber quais são os meus direitos, o que exatamente tenho como obrigação de receber. Estou para pedir demissão devido a outra oportunidade que encontrei e gostaria de saber se pedir demissão sem registro, eu perco algum dos direitos, ou se ele tem alguma multa amais a ser paga a mim.

    Obrigada desde já, um grande abraço.

  61. oi nayara tudo bem ?
    então estou com umas duvidas eu trabalho a alguns meses em uma empresa sem carteira assinada e queria pedir demissão, vou cumprir o aviso prévio certinho por 30 dias e queria saber se eu recebo o salario normal nesses 30 dias mais meus direitos os só os direitos??? comecei a trabalhar em 20/10/2013 e pretendo pedir a conta no dia 20/04/2014 pra cumpri o aviso prévio ate o dia 20/05/2014.
    desde já agradeço ;)

  62. fui contratada por uma agencia de cuidadores para trabalhar numa residencia fiquei 2 anos 5meses e 18 dias sai agora no dia 19/03/2014 ela não assinou a minha carteira o que tenho a receber de direito pois não me pagaram até agora está jogo de empurra. obrigado ana

  63. Olá trabalho a dois anos como auxiliar de produção a noite em uma fabrica de gelo mais nunca tive minha carteira assinada será que tenho algum direito se acaso for demitido?

  64. bom dia… tenho o mesmo problema. trabalhei 6 meses sem registro porem não tenho qualquer cartão ou recibo que possa validar o tempo de serviço. como o proprietário era marido da minha mãe nunca me preocupei com isso. grande problema e que hoje essa empresa foi encerrada e não existe mais. tem como recorrer a processo ou so vou perder tempo?

  65. trabalho a 1 ano e 1 mes em uma empresa sem casteira assinada ganhado um salario minimo, e meu patrao pensa em me despedir =/. se em me demitir hoje. rECEBO QUANTO POR TEMPO DE TRABALHO E FERIAS VENCIDA QUE NÃO TIREI NEM RECIBI.

    AJUDA U CALCULAR E EU ENTRA EM ACORDO COM ELE E NÃO SAIR PERDENDO

  66. Olá.
    Sou professor em um determinado colégio, desde 26 de julho de 2013. Até o exato momento a minha carteira não foi assinada. Gostaria de saber se as provas, simulados, diários e entre outros podem ser considerados como provas, pois o dono do colégio nunca repassa aos professores o recibo de pagamento dos salários. E quais são os meus direitos mediante a isso. Obrigado.

  67. Renata boa noite. Tenho uma duvida to que rendo tenho uma lanchonete e uma funcionario.pago a ela 200 por semana dou as passagens do dia, tem 2:00hr de almoço,chega de 7:00 hr e sai de 15:00 hr. Se eu fizer um contrato por tempo determinado e pagar o inss dela como autonoma, como devo proceder com as verias e como de pagar o 13 salario, ela tem direito? Se eu proceder dessa maneira terei algum problema com a justiça?

  68. olá trabalhei em uma empresa 6 meses sem carteira assinada, e pedi demissao , porque justamente eles me enrolaao muito para assinar minha carteira, gostaria de saber o que tenho direito

  69. Olá Nayara Couto!!
    Boa noite!!!

    Queria saber se uma pessoa física pode tbl através de contrato, sem ter carteira
    assinada?
    se sim, quais passos devo seguir para a formalização do mesmo?

    desde ja agradeço!!!

  70. oi nayara tudo bom , trabalho em uma sorveteria ,trabalhei um ano sem carteira assinada, a um ano e meio assinaram minha carteira. estou pensando em sair se eu pedir contas tenho direito em alguma coisa . ou se eu fizer acordo com minha patroa quais sao os meu direitos. obrigada aguardo resposta.

  71. Nayara Couto, tudo bem? A minha pergunta é, mesmo sem a CTPS devidamente registrada, sabemos que a fins de direitos trabalhistas o empregado possui seus direitos na justiça ou não. Caso não vá na justiça, o empresário pode alegar que não pagará o FGTS porque não descontou INSS, isso é uma teoria usada por 99% deles. Nesta situação, esquecendo entrar na justiça, ele é obrigado a pagar o FGTS sem choro? E, se caso ele resolver assinar retroativo de 2 anos até o presente(exemplo), o empregado terá de desembolsar o montante de INSS mais multas e juros, mesmo sem obter culpa direta nesta situação?

  72. ola boa tarde, trabalhei 6 meses sem carteira assinada e apos o 7 mes eu fui registrada e logo em seguida fui demitida gostaria de saber quais os meus direitos quanto vou recebe, ou se devo procura um advogado pra analisa o meu caso?

  73. Dra. Nayara Couto, eu Ailton trabalhei em uma sapataria 1 ano e 04 meses e como o meu patrão e primo de politico lotado na assembleia legislativa recebia o meu salario por la pelo estado. alem do meu serviço na sapataria, muitas vezes tinha q dormir na vila de um hospital para pegar senha de especialista para o eleitor do candidato. a pergunta é de q maneira eu faço pra resgatar os meus direitos trabalhista; porque quando falei pro meu patrão q ia na justiça do trabalho ele deu um salto tao alto quase bate a cabeça no forro da casa. sera se ele tem pavor da justiça trabalhista. Dra. eu quero fazer tudo certinho para q ele me pague o correto me diga como?

  74. Bom dia. Eu trabalhei na empresa de uma pessoa, durante uns 06 anos, mas nao tive a carteira assinada, e eu nem tinha carteira de trabalho ainda. Isso já tem cerca de 20 anos. Pergunto: O que fazer? Nao tenho tanto interesse em indenização. O meu maior interesse é para anotação para minha aposentadoria. Ou seja, contagem do tempo.

  75. trabalho ha 2 meses em uma fabrica sem registro e sofri uma convulsão, sem antecedentes, onde fraturei dois ombros dentro da empresa por stress e acumulo de função . fui ao medico e recebi um atestado por mais de 30 dias. no entanto em uma conversa informal o dono da fabrica me despediu. estou sem receber há um mês e não sei que direito e qual rumo tomar.gostaria muito da sua ajuda. Agradeço desde já.

  76. Olá, boa tarde.

    Eu trabalho a 8 meses sem carteira assinada, tenho horas extras e horas trabalhadas em feriados das quais eu não recebi, sendo que ele disse que ia assinar a minha carteira só que ele me deu no final de janeiro o endereço para ir no médico fazer o exame admissional e eu ainda não fui…queria saber se caso eu fosse despedido como eu iria comprovar que trabalhei essas horas extras e se eu tenho algum direito ??

  77. ola eu trabalhei durante 4 anos e 7 meses para uma pessoa onde ela tinha varios estabelecimentos que ficava um pouco em cada lugar nunca trabalhei de carteira assinada mas não tenho recibos pois ficava com ele trabalhava horas a mais ,domingos ,feriados,desviava funçoes etc….mas tenho testemunhas ,camisetas do trabalho ,fotos .Isso ajuda a comprovar?

  78. Ola nayara tudo bem? tenho uma duvida,meu patrao disse que ia assinar minha carteira e nao assinou ja tem 1 ano e 2 meses que trabalho sem carteira assinada, quero pedir demissao, acabei de tirar minhas ferias recebi normal.. tenho algum direito? recebo alguma coisa ? preciso saber .. Obrigada

  79. olá Nayara Couto,
    meu problema e esse…
    minha entrada na empresa foi dia 1/06/2013 mais eu fiquei ate dia 1/11/2013, ou seja fiquei 4 meses sem carteira assinada…
    minha patroa resolvel assinar minha carteira com data do dia 1/11/2013 so que ela mandou o contador fazer um termo de rescisao do contrato de trabalho…
    no T.R.C.T. tem data da admição 01/06/2013 e data de afastamento 30/10/2013..
    so que eu fui olhar minha carteira hoje e percebi que ela n carimbou e nem assinou nada! so preencheu a carteira…
    e ela n paga hora extra e nem feriados que trabalho…
    tem como eu pegar uma remuneração e indenização por ser lesado?

  80. Ola! trabalhei durante tres anos numa empresa com mais um funcionario sem carteira assinada. O MTE bateu na empresa e tive minha carteira assinada retroativamente esses 3 anos (dois anos como meio turno e metade do salario minimo e um ano um salario minimo -turno integral). Mas tudo foi pago por CPF do proprietario e retroativo. Fui demitido sem justa causa, mas com todos meus direitos pagos, tenho direito ao seguro desemprego?

  81. Olá, quero saber o direitos que eu tenho a receber além do salário onde trabalhei por 4 meses sem carteira assinada. Aguardo ajuda!

  82. Olá, Nayara.
    Tenho 17 anos e trabalho desde 27/01/2014 em um escritório onde não sou registrada. Pretendo pedir demissão no final de fevereiro de 2015. Quais são os meus direitos? O que devo receber no final desse ano e quando eu sair do escritório?
    Desde já obrigada.

  83. trabalhei numa casa de familia e recebia mil reais de salario , fui mandada embora depois de 2 meses e 3 semanas sem direito a nada alem das tres semanas , pois ela disse que somente depois de 3 meses de esperiencia que poderia assina carteira e ter direito a algo , queria saber quais direitos eu tenh pela lei

  84. oi … trabalho em uma loja desde 01 novembro de 2012 mas minha carteira só foi assinada em 01 abril de 2013 .. hoje estou de ferias mas ñ pagarão ainda minhas ferias nem mim deram pra assina nada hoje já e 24 de abril de 2014 e sai de ferias dia 2 de abril 2014 eu ñ tenho recibo dos meses q ñ tinha a carteira assinada e tbm ñ tenho testemunhas q trabalharam com cardeira assinada tbm oq devo fazer ?? e tbm um dia quando folguei meu chefe falo pra meus amigos q tinha ido ao medico abri as pernas pra mostra a vagina … achei isso um falta de respeito dele inventa uma mentira dessa pq ele ñ queria q meu amigos de trabalho soubesse q eu tinha folgado

  85. ola Nayara!
    eu trabalho a 3 anos sem carteira assinada, e não recebo um salario minimo , e trabalho 6horas por dias na parte da tarde ate a noite, sei que tenho todo os direitos de um trabalhador de carteira assinada .
    se eu pedir demissão perco alguma coisa?

    a prova que eu tenho é fotos de um caderno de ponto assinada por mim e testemunhas será que isso ja basta pra mim provar

  86. Olá, Nayara
    Trabalhei de 06 de Dezembro de 2013 ha 28 de Abril de 2014, neste Tempo fui transferido pra outras áreas, sem assinarem minha carteira. E dia quatorze de Abril de 2014 minha esposa ganhou Bebê. Eu era motorista de caminhão de uma empresa de Gás. Mim tiraram sem causa nenhuma, e eu Estava sempre batendo metas. Tenho conhecidos que possam provar e tbm tenho mensagens no celular e fardas de trabalho.
    É um trabalho muito arriscado, pois quero saber quais são meus direitos e como posso recorrer.

  87. trabalhei 2 meses em uma empresa,a contadora pegou a minha carteira quando comecei a trabalhar,como nunca assinei a carteira ela teria que pedir o numero o pis,pois isso demorou mais de um mes ,pois só foi me devolver a carteira quando completou 2 meses e não assinaram,e me mandou embora em me avisar com atecedencia.qual é o meus diretos.

  88. boa tarde, meu nome é andré, eu trabalho a 9 anos numa empresa de sonorização, ate hoje não assinaram minha carteira, meu patrão fala q é pq a firma não é cadastrada, eu tenho algum direito? agradeço e aguardo respostas…

  89. Boa tarde gostaria de saber trabalhei 4 meses sem carteira assinada e teve um dia que fui trabalhar e depois de meia que ja tinha chegado ao servico me deu uma vontade de ir embora conclusao peguei minhas coisas e fui embora e meus patroes nao estava em casa e nem no estabelecimento deixei uma pessoa estranha vigiando e nao avisei na a ninguem nem aos meus patroes gostaria de saber se eu tenho direito de receber alguma coisa…

  90. Bom dia, Trabalhei sem carteira assinada entre agosto de 1992 e março de 1996 em uma escola particular, assinava livro de ponto, diários de classe e tenho testemunhas, como já faz um bom tempo queria saber se tem com regularizar esse período para fiz de aposentadoria e demais direitos.
    Att.
    Zildison
    um abraço

  91. Trabalho a 4meses sem carteira assinada recebo meio salario trabalho meio expediente quero saber meus direitos

  92. Olá, meu no é Pryscila tenho 19 anos
    e trabalhei em uma escola onde comecei como ajudante de professor de educação infantil(maternal), fui contratada para ser ajudante e receber mensalmente 200,00 reais. Fui empregada dia 15/02/2013,tive férias, 13º, mas não tinha carteira assinada, quando faziam pagamentos não nos davam comprovante de recebimento de salário, apenas pediam para eu assinar o recibo e me davam o dinheiro sem nenhum comprovante. No ano seguinte no mês de janeiro de 2014 me pediram para ser professora e disseram que me salário iria aumentar, eu aceitei. No mês seguinte em fevereiro, meu salário não aumentou,recebi apenas 200 (meu salário de ajudante) inventaram um desculpa dizendo que a escola estava passando por necessidades e que iriam repor o que não foi pago no mês fevereiro para o mês de março, chegando mês de março aconteceu a mesma coisa, só que diziam que os pais não estavam pagando as mensalidades direito (sim e o que eu tenha a ver com isso??), recebi 200 novamente. Bom, no dia seguinte eu fui lá falei que não dava mais. me demiti e agora eu quero o resto do meu dinheiro. se eu colocá-los na justiça. quanto eu ganharia de indenização?

  93. Olá
    Trabalhei 4 meses em uma determinada empresa,sem carteira assinada, queria informações reais de quais os direitos que tenho , para chegar bem informado na hora do acerto .

    Obrigado
    Desde já

  94. Ola tdu bem..
    Tenho cinco meses de servico e meus patroes nao me contrataram queria saber quais sao meus direitos..

  95. Meu marido trabalhou um ano e tres meses numa hortalica sem carteira assinada ganhando mais de oitoscentos reais por semana quero saber quais sao os direitos q ele tem e mais ou menos quanto ele vai receber

  96. Trabalhei 3 meses em uma empresa sem assinar minha carteira, no dia do pagamento fui informada de minha dispensa sem justo motivo, quero saber se tenho direito ao aviso prévio juntamente com as verbas rescisórias???

  97. trabalho a 1 ano i não sou registrada pedi demissão tenho direito a receber algo? entrei la menor de idade não me deram contrato nem nada mais tenho provas de que sou funcionária de la

  98. Olá, tenho 17 anos .
    Trabalhei em uma empresa de 24/01 à 19/05.
    Sendo trabalhado no primeiro mês, 3 vezes na semana recebendo 250,00 reais por mês, e a partir da ai os 5 dias por 400,00 reais por mês, sendo meio período por ser estudante, sem carteira assinada, fui demitida sem justa causa, quais são meus direitos à receber da empresa ?
    – Desde já obrigada !

  99. OI, BOA TARDE
    MINHA TINHA FOI FUNCIONARIA DA PREFEITURA DURANTE MAIS DE 20 ANOS, ELA NÃO FOI REGISTRADA NESTE PERÍODO, ELA E DEFICIENTE E SOFREU UM ACIDENTE DE TRABALHO, ONDE ELA VEIO A QUEBRAR O PE. A PREFEITURA ATE HOJE NÃO ARCOU COM NADA DAS DESPESAS K ELA TEVE, A NÃO SER COM MUITO SACRIFICIL APOSENTAR, ELA MORA COM A FILHA, E RECEBE SÓ ESSA APOSENTADORIA A FILHA ESTA FAZENDO FACULDADE, E A PREFEITURA NÃO AJUDOU ELA NEM COM UMA BOLSA DE ESTUDO, MAL DA PRA ARCAR COM AS DESPESAS DA CASA, A SR. ACHA QUE ELA PODE DER ALGUM DIREITO TAIS COMO: UMA INDENIZAÇÃO, OU MAIS UM ALCILIO… OU ALGUNS OUTRO DIREITO QUE EU NÃO ESTEJA POR DENTRO? O QUE ELA PODE FAZER SOBRE ESTA QUESTÃO?
    GRATA
    DAIANE.

  100. olá, Nayara!
    Tenho uma dúvida, bom meu namorado trabalha em um loja de automotiva, durante 5 meses trabalhou sem carteira assinada e agora mais 1 ano a 8 com carteira assinada, o chefe dele fez os pagamentos, porém, não emitiu recibos algum durante o período dele sem carteira assinada, ele não deu férias alguma pra eles até o momento e se recusa a lhe dar a devidas férias antes de fechar dois anos com a carteira assinada, ele é obrigado a fazer hora extra e não é pago, fora que ele recebeu uma gorjeta de 150 e o chefe dele deu 50 pra ele! como podemos resolver isso ? como posso colocar o chefe dele na justiça ? tenho o direito de pedir a emissão dos recibos dos primeiros 8 meses ?

  101. trabalhei 4 meses sem ser registrado ate um momento que eu cansei ai pedi a conta tenho direito de receber tb ?

  102. Bom dia,

    Trabalhei em uma determinada empresa durante seis meses, sem carteira assinada. Tendo em vista que no ato de minha contratação o ex- gerente da empresa falou que depois do período de experiência a mesma seria assinada e ganharia o salário junto com os meus direitos. Só que nada foi feito. Se passaram os meses e a carteira não foi assinada e só teve um mês que ganhei o salário sem os meus direitos. Fora que eu vazia tudo na empresa! Desdo atendimento ao cliente até a limpeza do escritório. Quero saber quais são os meus direitos, já que eles não davam nada para comprovar.

  103. Olá,
    trabalhei 03 anos como funcionaria publica, sem. registro, e contribuia para o inss. tenho direito ao fgts nesses anos trabalhados?

  104. Bom dia,
    trabalhei por 9 meses em uma empresa e pedi demissão. cumpri os 30 dias de aviso. Como não tinha a carteira assinada, gostaria de saber o que tenho direito de receber. Não quero colocar a empresa na justiça, quero saber apenas o que recebo diante da situação.

  105. Olá Nayara, tudo bem ?
    Trabalhei para meu ex namorado durante 6 anos na minha casa gravando cd´s e ele vendia na loja dele, mas ele nunca me pagou salário, pagava as contas de casa, quais seriam os meus direitos, obrigada !!!

  106. Boa tarde

    trabalhei durante seis meses em uma empresa e agora fui demitida sem justa causa,a minha rescisão eles fizeram avulsa e não colocaram o aviso prévio,pois julgam que minha carteira não estava assinada.O que devo fazer?Fora que já faz 15 dias que fui demitida e ate agora ainda não recebi o dinheiro.

  107. Tenho uma empresa de Motoboy e uma motogils minha , sofreu um acidente de transito , sofrendo sequelas médias e está afastada por laudo médico , porém ela não tinha carteira assinada , mais desde a data do acidente ela recebe 1 salário mínimo pago pela empresa á título de Benefício já que não tinha carteira assinada , porém gostaria de saber como posso resolver a questão tão logo…
    Me ajude…
    Abs…

  108. Olá Nayara trabalhei em uma empresa durante 1 ano e 4 meses sem registro.entrei com uma ação contra a empresa na audiência fizemos um acordo de ser pago um certo valor,porém a advogada que me representou não solicitou o registro retroativo,eu poderia entrar com uma nova ação somente para ter o registro em carteira ou teria como recorrer para ter o registro mesmo tendo entrado em um acordo judicial?

  109. Oi! NAYARA TENHO 3 MESES E SEIS DIAS QUE TRABALHANDO COMO PROJETISTA DE MÓVEIS EM UMA LOJA E NAO TENHO CARTEIRA ASSINADA, MEU PATRÃO CONBINOU Q COM 3 MESES ELE IA ASSINAR A CARTEIRA MAIS ELE NÃO TEM FIRMA REGISTRADA ATE AGORA, SI EU PEDIR DEMISSAO QUAIS OS DIREITOS Q TEM SENDO? ELVIS COSTA OBRIGADO.

    Responder

  110. OLÁ TRABALHEI EM UMA EMPRESA POR 6 MESES, GANHANDO 300 REAIS FIXOS+ COMISSÃO POR VENDA DE PRODUTOS, DEI AVISO PRÉVIO, NESTE ULTIMO MÊS RECEBI OS 300 E FALTA RECEBER O DA COMISSÃO. GOSTARIA DE SABER O QUE DEVO RECEBER A MAIS, JÁ QUE NOA TINHA MINHA CARTEIRA ASSINADA E NENHUM CONTRATO, A ÚNICA COISA QUE PROVA QUE TRABALHEI NESTA EMPRESA SÃO MINHAS ASSINATURAS NOS CARNÊS DOS CLIENTES.
    O QUE DEVO RECEBER DE DIREITO?
    DESDE JÁ AGRADECIDA.

  111. Trabalhei sem carteira assinada durante 5 anos na empresa do meu esposo, nos separamos e sai da empresa. Tenho algum direito. Tendo em vista que nao assinei nenhum contrato de trabalho, nem recibo de pagamento.

  112. ola trabalho a dois anos e 3 meses sem carteira assinada e agoraeu pedi as contas, quero saber quais os meus direitos

  113. olá eu trabalhei durante tres ano como DOMESTICA mais meus patrao nunca resistraro minha carteira……. e hoje quero saber que direito eu tenho,???

  114. Oi Nayara, boa tarde meu marido trabalhou 5 meses em uma empresa saiu e não recebeu nada como ele estava precisando muito foi chamado novamente e novamente depois de três meses foi demitido sem receber nada e o pior ele assinou contra cheques e folhas de ponto durante todos esses meses mas recebeu esses comprovantes com isso ele não tem nenhum comprovante de ter trabalhado lá.
    Nayara, por favor me oriente para poder ajuda-lo quais são os seu direitos e o que ele pode fazer pra recebe-los

  115. Bom dia. Trabalhei 5 anos em uma empresa sem registro, trabalhava por produção. A empresa era de produtos quimicos (resina, cobalto, catalizador, monomero, parafina e muito pó). Não tive o registro na carteira, não tive férias, não tive décimo terceiro salário, sem salubridade, só não trabalhava no domingo.
    Detalhe: as mascaras e equipamentos de segurança que a empresa comprava era descontato do que eu ganhava. Recebia por semana (todo sabado).
    QUAIS OS MEUS DIREITOS???

  116. eu trabalhei numa empresa de venda de veiculos a 7 anos atras e agora fiquei sabendo que depositaram meu fgts sem assinar minha carteira nunca tirei ferias e nem decimo trabalhei por quatro anos sem carteira assinada tenho direito ao inss ferias e os 40% por o fgts vou ter que saga né me ajude o que faço???

  117. Ola boa noite nayara,
    Então eu estou trabalhando numa pizzaria a mas de um ano e meio como entregador de pizza,sem registro na carteira,issu durante a noite que e das 18:00 as 23:00,mas o dono da pizzaria quer me mandar em bora.
    Eu tenho direito a auguma coisa depois q ele me demitir???
    E tenho outra duvida TB..
    Nesse tempo q eu to trabalhando na pizzaria eu arumei outro emprego com a carteira assinada mas com horário diferente da pizzaria q é das 8:00 as 17:00
    Esse meu outro trabalha com a carteira assinada interfere em auguma coisa sobre o da pizzaria???
    Aguardo sua resposta!!!
    Muito obrigado!!!

  118. boa noite Nayara.
    Trabalhei entre 1989 e 1991 em uma empresa, porém sem registro em carteira, e não tenho comprovante dos pagamentos que recebi nesse periodo ou qualquer outro documento, somente testemunhas pessoais e um registro de empregado em um livro no ano de 1992 que fui registrado em carteira, é possivel comprovar esse tempo de serviço ( 1989 a 1991) para fins de averbação como tempo de serviço, uma vez que sou funcionário publico.

  119. trabalhei em uma empresa durando um ano e um mês sendo que foi sem carteira assinada e por meia expediente. o que faço para receber todos os meus direitos por a empresa que de dá somente uma gratificação.

  120. Olá .

    Meu namorado trabalha numa padaria a 10 meses , e desde que ele começou a trabalhar a mulher vem dizendo que não vai assinar a carteira dele , ele não está mais aguentando pois ele insiste em que assinem a carteira dele , a dona do establecimento vai fechar pois o esposo dela n esta em condições de manter 2 negocios a padaria e um mercado .
    A pergunta é meu namorado tem direito a receber os tempos dele ? E se a mulher n quiser pagar , oq fazer ?

  121. Gostaria de tirar uma dúvida: trabalhei em uma empresa por 11 anos sendo que os 3 primeiros não fui registrada.
    Ano passado fui demitida e eles fizeram acordo na câmara de arbitramento para que eu não tentasse mover ação.
    o que ocorre é que eles me pagaram um valor bem pequeno (tipo ajuda de custo) de indenização pelo tempo sem registro e que eu pedi para calcular sobre o fgts não recolhido. Posso requerer esse valor do fgts não recolhido ainda assim ???

  122. BOA TARDE ESTOU TRABALHANDO A 7 MESES SEM REGISTRO E QUERO PEDIR DEMISSÃO OQUE TENHO DIREITO, GANHO 900,00 REAIS, QUANTO MAIS OU MENOS A EMPRESA TEM Q ME PAGAR

  123. Boa tarde tenho uma duvida.
    O meu caso é o seguinte antes de começar a trabalhar nesta empresa eles da empresa falarão que depois dos 3 meses de experiência iriam aumentar o salario e teria o registro na carteira, so que se passarao 9 meses e nada de resgistro e muito menos aumento salarial.
    Trabalhei durante 9 meses sem registro em uma empresa no 8 mês fraturei a mão e tive que ficar 40 dias em casa 1 mês com uma tala no braço e 10 dias fazendo fisioterapia acidente de trabalho, passarão 2 semanas e eles me mandarao embora sem justa causa eu quero saber quais sao os meus direitos e se posso colocar a empresa no pau, se posso pedir indenização . Obrigado estarei aguardando a sua resposta o mais rápido possível.

  124. Meu marido trabalhou como sócio do pai deste 2000 até o mês de maio/2014 como a mãe dele batia no peito e dizia que a oficina era dela e que ele era apenas empregado ele resolveu abrir outra independente, a família dele não contente começou a dizer para amigos, família e clientes dele que ele roubava o pai por esse motivo o mandou embora da oficina, ele tem um contrato assinado pelo pai que ele é empregado dele, não queríamos problemas, apenas trabalhar em paz, mas ela esta denegrindo a imagem dele e da nossa nova oficina, na qual pagamos R$ 2.500,00 e só queremos trabalhar, com treze anos de trabalho com o pai e com o documento assinado para efeito de pensão da filha, podemos pedir indenização (todos os direitos)por tempo de serviço??? como podemos proceder???

  125. Trabalho a 10 meses em uma empresas. sem carteira assinada agora a empresa vai fechar e descobrir que a mesma não tem nem um registro. Nem CNPJ. Se preciso for para receber meus posso acionala na justiça.

  126. Trabalho a 10 meses em uma empresas. sem carteira assinada agora a empresa vai fechar e descobrir que a mesma não tem registro. De cnpJ Se preciso for para receber meus direitos aciona la na justiça.

  127. Olá e parabéns pelo post, trabalho num estabelecimento a 8 meses sem carteira assinada, ele quer assinar minha carteira posso exigir os meses que trabalhei sem carteira e se exigir os meu direitos ele não querer mais meu serviço e me demitir quais providências posso tomar?

  128. trabalhei 9 meses na empresa, então sai depois de fazer um acordo, voltei 3 meses depois e trabalhei mais 7 meses porem esses 7 meses eles nao assinaram a carteira disseram que me pagariam meus direitos como se estivesse assinada mais não pagaram e ainda nao me atendem nem por telefone nem no escritório todos os pagamentos foram depositados em minha conta poupança serve como prova?

  129. Olá Nayara,

    Uma amiga trabalhou 4 meses em uma empresa sem carteira assinada. Recebeu o pagamento do mês. Gostaria de saber se tem mais algum direito. Ela disse que quer ferias e 13º. Mas não tem nada assinado, os 4 salarias que recebeu foi em cheque e nem recissão de contrato de trabalho tem. Ela é Portuguesa e quer ir embora do Brasil, mais está tentando receber esse dinheiro.
    Ela tem direito.

  130. Ola!
    Gostaria de tirar uma duvida.
    Meu esposo trabalhou 2 anos em uma empresa de vigilância noturna motorizada, que foi aberta em 2012, porem o dono dele(o patrão do meu esposo), não assinou sua carteira, e agora depois de 2 anos de trabalho meu esposo vai sair sem direito algum. Tenho cartões de visita no nome do meu esposo, recibos assinados como meu esposo sendo o responsável. Uma das motocicletas do trabalho e no nome do meu esposo.
    Meu esposo pode fazer vale a pena os seus direitos?
    Grata!

  131. Olá eu trabalho há 1 ano e meio , mas sem carteira assinada , agora me dispensarão meu salário é de R$680,00 meu pega na hora de madrugada de mais ou menos 02:00(manhã) ás 08:30 hs , quanto devo receber pelo meu tempo de serviço pelo menos uma base “!!!

  132. Meu amigo trabalha mais de dois anos em uma distribuidora de sorvete. Até hoje o Patrão dele promete que vai assinar a carteira de trabalho e não cumpre. Meu amigo não tem direito a férias, feriado, recebe por semana, e agora a mulher dele vai ter bebê e o patrão dele não quer dar férias de jeito nenhum. Ele trabalha sozinho não tem nenhum ajudante e agora o patrão dele só faz entrega de sorvete e não paga o valor combinado por semana, fica pagando pouco a pouco. O que meu amigo pode fazer?

  133. Trabalhei 6 anos e meio em um escritório como secretaria, ganhava 1500 reais por mês, o que tenho direito, quanto pode dar meu acerto.

  134. Ola nayara , eu trabalhei 1 mes e 15 dias na empresa e pedi minhas contas pois nao gostei das verbas da empresa gostaria de saber se eu tenho direito a alguma coisa ? mesmo em pouco tempo ?

  135. esse 1 e 15 dias foi sem registro na carteira , e ja tem 10 dias que eles nao devolve minha carteira , e eu preciso dela ! se passar de 10 dias eles vai paga multa ??

  136. Olá Mayara! Trabalhei seis meses numa determinada empresa sem ter carteira assinada, quais são meus direitos? Valores financeiro tem algum direito também?

  137. TRABALHEI 1 ANO NO HPSPITAL DA CIDADE,SEM CARTEIRA ASSINADA FIQUEI DOENTE COM PROBLEMAS NA COLUNA E DEPRESSÃO.FUI MANDADA EMBORA DEMITIDA DO MEU TRABALHO .AINDA COM ATESTADO MÉDICO.DOENTE.SOU TÉCNICA EN ENFERMAGEM,E ADIQUIRI ESSE PROBLEMA LÁ NO MEU TRABALJHO DE TANTO PEGAR PESO E FAZER PLANTÕES EXAUSTIVOS DE 24 HORAS.O DIRETOR ME MANDOU EMBORA E NÃO ME PAGOU NADA.TENHO ALGUM DIREITO.QUAIS SÃO.O QUE FAZER ME AJUDEM POR FAVOR.POIS OBRIGADA.

  138. Oi eu trabalhei 2 meses de carteira assinada e não recebi nada nem um tostão, fora os dias q eu trabalhei sem ser com a carteira assinada por favor quero justiça me ajuda não sei o que fazer e eu preciso muito desse dinheiro e ele ainda esta com a minha carteira de trabalho e não quer me devolver.

  139. NAYARA COUTO: BOM DIA.Eu trabalhei p/ uma rede de loja na construção civil de eletricista e bombeiro hidráulico sem carteira assinada,trabalhos realizados por período,(prestação de serviço) em um desses período fui acidentado em 28/12/2013 tendo espaçamentos nos ligamentos dos pés perante diagnóstico feito (ultrasom)a loja eté hoje não mim deu assistência em nada e estou parado sem ganhar nada fazendo fisioterapia ja estou quase ciente de não poder mais execultar o mesmo serviço ligo p/ a loja e nada eles fazem, queria até trabalhar com eles de uma forma mais maneira mais nada eles abre p/ mim,no início quando comecei a trabalhar com eles ,assinei um contrato do meu serviço p/ com a loja o contrato terminou e eu continuei trabalhando sem contrato, acho por confiar em mim;pergunto a você o que eu fazer diante da minha situação,desde já ficarei grato e desejo receber uma resposta decisiva. obrigado.

  140. fiz tres meses de serviço,não sou fichada,mas dei um mau jeito na coluna lá,e não estou com condições de trabalhar,estou indo,mas dando atestado com muita dor. disse pra chefe que não estava em condições de trabalho.ela arrumou outra pessoa no meu lugar e esta me dispensando.como não sou fichada……estou ja fazendo exames pra ver o que deu,estou tomando remédios,e nada da dor parar….alivia um pouco,mas esta difícil.que direitos tenho nisso ai.

  141. Parabens pelo Blog.
    Eu trabalhei por 3 anos (93 a 96) num bar do meu irmao em uma cidade do interior, nesse periodo morei la, ate meu filho nasceu lá.
    Hj sou funcionario publico e faltam justamente esses 3 anos para completar meu tempo.
    Meu irmao ja deu baixa na empresa(bar) ha muitos anos.
    Na cidade todo mundo me conhecia e me via trabalhando lá, testemunhas não faltam.
    Esse periodo nao assinei a carteira nem pensei em recolher inss, pq era muito jovem nem sabia o q era isso.
    Minha cTPS ja havia sido assinada antes e despois desse tempo, tem essa lacuna de 3 anos sem nada.
    Meu irmao disse que ajuda no q precisar, testemunhando ou com alguma declaracao da contadora.
    Vou conseguir averbar esse tempo? O que vou precisar.
    Nao resido mais no estado de SP, onde terei que entrar com o processo? Quais documentos a contadora dele pode emitir p comprovar q trabalhei lá?
    Meu irmao vai ter q recolher esse tempo ao InSs mesmo com a empresa ja dado baixa?
    Tera que pagar juros desses 20 anos?

  142. Olá, trabalhei 2 meses como vendedor em uma agência de veículos, na qual eu não fui registrado mesmo entregando toda a documentação necessária para o registro, e agora que eu sai de lá estão querendo me pagar apenas o salário referente ao mês trabalhado está certo isso ? E quais são os meus direitos ?

  143. Ola trabalhei nove dias em uma empresa sem registro e sem nenhum contrato e agora como faço pra saber meus direitos…

  144. ola Nayara gostaria q vc me esclerce uma duvida,trabalhei durante 11 anos 3 vz por semana na mesma casa (so me pagavam o 13)quando saiu a lei de registro me dispensaram 1 dia agora trabalho 2 vz por semana,gostaria de saber se tenho algum direito trabalhista

  145. ola gostaria de uma informação trabalhei 3 anos e 3 meses sem carteira registrada das 8 as 18 quais meus direitos? aguardo

  146. Trabalhei 3 meses sem carteira assinada e no 4 mês assinaram minha carteira e eu assinei o contrato. Trabalhei de abril a junho e em 1 de julho assinaram minha carteira. Venceu a experiência no mês de julho dia 30 e me mandaram embora. O que fazer? Tenho direito? E quantas testemunhas preciso? Desde já agradeço.

  147. Olá, comecei a trabalhar em uma empresa tem 4 meses, quando fui contratada minha chefe fez uma acordo verbal, onde eu iria trabalhar 3 meses de experiência em seguida me registraria, bom já se passaram 4 meses e nada… Gostaria de saber se quando ela me registrar o FGTS poderá ser depositado retroativamente?

  148. Oi,estou na justiça com a empresa q eu trabalhava,fui demitida gravida de 8 meses pq me recusei a fazer a tarefa do meu chefe,pois no dia eu estava bastante ocupada,sendo que sempre exerci alem da minha funçao mais duas funçoes.So que a demissao foi de boca,e so depois que eu entrei na justiça eles quiseram voltar atras me pedindo para voltar ao trabalho,dentro dessa empresa sofri assedio moral,fiz horas extras na minha casa,ate meia noite,recebia comissao por fora do holerite,enfim tinha muitas irregularidades,mas estou com medo de perder na justiça,o que faço?
    Tenho como provar todas essas coisas menos a demissao porque foi so entre eu e um dos meus chefes,nem ele e nem eu temos como provar,sera so minha palavra contra a dele na frente da juiza,sera que perco essa causa?

  149. Ola meu nome é thais tenho 16 anos,eu estava trabalhando de vendedora sem cartera, sem registro nenhum,Trabalhei 26 dia do mes de junho, e mais 11 dias do mes de julho, completando 11 dias do mes de julho pedi demissao, a demissao aconteceu nu dia19 d julho e ate agr dia 12 de agosto nao recibi! Quero saber se alem deu receber os dia q eu trabalhei e mesmu nao sendo registrada eu tenho algum direito, por que ele no mes de julho, depois que eu tinha trabalhado o 26 dias, ele me falo que eu tinha que trabalhar 48 horas, e eu descobri que eu tinha que ter trabalhado 44, trabalhei bem mais do que isso e nao ganhei hora extra , ele me falo que por causa de eu trabalhar 4 dias por semana qint,sext,sab,e dumingo ,
    e ter folga na seg ,na ter e na qart, as ora extra era incluido nestes dias
    ,ele estar certo?
    Me ajuda pf..

  150. Bom dia eu trabalhei cinco anos em empresa doze horas por dia e sai sem recebe nada e durante esse perildo de cinco anos so recebi dois decimo e tirei uma ferias

  151. Entrei na empresa no dia 03/07/2014 falarão que de momento não ia registrar porque não tinha CNPJ .neste mês o CNPJ FOI FEITO E ELES ESTÃO ALEGANDO QUE NÃO PODE REGISTRA COM A DATA QUE EU ENTREI . FAZER RETROATIVA . Isso ta certo ? Oque devo fazer ?

  152. olá…
    trabalhei durante 3 messes sem carteira registrada,sendo que sou de menor e o horario era de madrugada,tenho direito a esse 3 meses? oque posso ta fazendo para conceguir meus direito?

  153. OI meu nome é larissa trabalho a 4 meses em uma pizzaria,e estou querendo pedir as contas não sou registrada nem nada,nem recebo feriados, e ao comunicar ao meu patrão que iria pedir as contas ele me disse que não irei receber direito algum isto é certo ou devo procurar meus direitos?

  154. Bom dia, trabalhei por alguns anos na empresa de minha tia, sem carteira assinada, porem sempre cumprindo horarios e tudo mais, hoje estou saindo de la, tenho algum direito trabalhista?

    Att

    Paula

  155. Olá trabalho à 6 meses sem carteira assinada numa escola como monitora, agora vou fichar. Tenho algum direito do tempo que trabelhei “avulso”? E se tenho recebo agora ou só se caso sair da empresa.

  156. BOA TARDE ESTOU COM UMA ENORME DUVIDA TRABALHO A 7 MESES EM UMA FIRMA E ATE HOJE NÃO ASSINARAM A MINHA CARTEIRA.E INFELIZMENTE O SERVIÇO ESTA FRACO JÁ SE FAZ UM 1 MES QUE ESTOU EM CASA,E ATÉ AGORA NÃO ME DERAM NENHUMA RESPOSTA QUAIS SÃO OS MEU DIREITOS

  157. Como funciona essa questão de admissão retroativa e qual o artigo ou lei que rege isso legalmente? É que eu trabalhei em uma empresa e o dono só assinou minha carteira dois meses depois. Trabalhei por 45 dias e comecei parte do 2º contrato de mais 45 dias, mas pedi demissão no meio desse segundo contrato de 45 dias que fecharia 90 dias. Paguei multas rescisórias e tal.Mas no dias seguinte a minha rescisão lá estava eu na mesma empresa trabalhando novamente a pedido do dono por pelo menos uns 15 dias até que achasse outra pessoa pra vaga, não apareceu a outra pessoa e ele me recontratou novamente dois meses depois de eu ter pedido pra sair, nesse intervalo eu estive trabalhando. Nessa ultima vez de contrato durou 11 meses exatos, cumpri um mês de aviso prévio e fui dispensada sem justa causa. No total foram interruptos 1 ano e 4 meses na mesma empresa com idas e vindas de contrato, mas sem nunca ter deixado de trabalhar sequer um dia. Eu tenho direito aos tempos de serviços desses 1 ano e 4 meses ou só dos 11 meses do ultimo contrato? O que mais tenho direito? Obrigada!

  158. Bom dia, trabalho em uma empresa onde passei 5 meses trabalhando sem carteira assinada e estou a 5 meses com carteira assinada, se eu sair agora, tenho direito a alguma coisa?

  159. no meu caso eu cortei o dedo, assim perdendo o movimento do dedo, foi numa area completamente diferente da minha area… o que devo fazer nesse caso?

  160. Preciso saber o seguinte, trabalho 1 ano e meio sem registro, agora na hora de pagar a verba rescisória, o empregador só que pagar 13º salário,férias e o salário do mês.
    o meu salário fixo é de R$ 1.000,00 , porém tenho todos os direitos a receber, mas o seguinte ele me disse o seguinte para me pagar o FGTS, teria que me registrar retroativamente, para poder pagar.
    A minha dúvida é se isto está correto e , se realmente estiver certo o desconto do FGTS será cobrado de mim ou dele?
    Quais os direitos realmente que tenho ?

  161. olá , trabalhei 1 ano e 4 meses, após assinar o aviso prévio no dia 28/07/14 no dia seguinte fiz o exame demissional 29/07/14, eles marcaram a homologação para o dia 06/08/14, porém eu discordei do sindicato, haja vista que não correspondia com o da minha categoria, no entanto até hoje eu não fui homologado sendo assim não dei entrada no fgts e no seguro a pergunta é : pelo fato de não ter dado baixa na carteira eu ainda sou funcionário tenho direito a salário?

  162. GOSTARIA DE SABER MEUS DIREITOS, POIS CUIDEI DE UMA MENINA DE 9 ANOS, E SEMPRE FOI BEM CUIDADA,DURANTE 7 MESES , MAS A MAE DELA TIROU DIZENDO Q TINHA ARRUMADO OUTRA PESSOA PRA CUIDAR DELA E NAO ME PAGOU 180 REAIS Q ELA ME DEVE! ELA DISSE QUE NAO IRIA ME PAGAR, COMO DEVO PROCEDER POIS TENHO CONTAS A PAGAR POR FAVOR ME AJUDE

  163. Ola preciso tirar um duvida eu trabalhei apenas o mes num açouge como operadora de caixa e fui demitida ele naum pagou todos os meus dias trabalhados. Eu queria saber qual o valor q tenho a receber de 1 mes trabalhado. Sendo q eu fui demitida. Agradeço

  164. Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida. Meu sobrinho sofreu acidente no trabalho tem 2 dias. Caiu de uma altura equivalente ao 6º andar de um prédio. Está internato com sequelas graves. O rosto ficou todo deformado. Mas estava trabalhando há apenas 1 semana na empresa e sem carteira assinada. Gostaria de saber como proceder pois a empresa não quis emitir a CAT. E ele tem direito a algum benefício do INSS considerando q não era empregado formal? Muito obrigada.

  165. Boa Tarde, preciso de uma informação imediata, dia 27/09 vai fechar 3 meses que estou trabalhando em uma empresa que não assina carteira, a qual será fechada em novembro, e quando entrei assinei um contrato bem desnecessário aonde especificava que eu receberia um salario minimo, mais 1% de comissão em cada compra que eu fizesse, e 3 mil reais de bonificação sendo pago em mercadoria se eu ficasse até novembro, porém quero sair antes de novembro, mas preciso saber quais direitos tenho para não sair de mão vazia.

  166. Oi,
    Tenho 1 mes que trabalho de baba, mais sem assinar minha carteira. Na verdade minha patroa ia assinar mais ao saber q eu estava gravida n qz mais. Quando eu descobri tinha uns 9 dias q tava trabalhando e agora ela qr me manda embora so com o meu salario. Alem de baba, arrumo a casa e ainda durmo na casa da minha patroa. E eu so recebo 1salario, como que fica os meus direitos? Ela n me paga hora Extra e mais nada so o salario e a minha passagem…

  167. NAYARA boa tarde! Me tire uma duvida… Trabalho a 6 meses numa empresa, e até o momento não assinaram a minha carteira. Caso eles venham a me demitir, tenho direito a quais beneficios?
    Grato!

  168. Boa tarde!
    Dr (a) Nayara Couto
    Há exatos 8 meses, trabalhei numa sem carteira assinada, eu viajava e não tinha contato, mais ia na empresa combrava do dono, aí um certo dia tive um acidente de moto. Quero saber quais são os meus dirito?

  169. Por favor gostaria de esclarecer uma duvida trabalhei em uma clinica de Dezembro de 2013 a maio de 2014 so que assinaram minha carteira depois em fevereiro então consecutivamente me mandaram embora dentro do prazo de experiencia estamos no mes 09/setembro ainda posso recorrer teria no caso os meses de diferença tenho direitos ainda? Por favor ficarei bem Grata pela ajuda sobre a Duvida

    • Olá Carolina
      O prazo para entrar com uma ação na justiça do trabalho é de 02 anos após o encerramento do contrato de trabalho. Portanto, está no prazo ainda.
      Obrigada por acompanhar o blog.

  170. Olá, boa tarde… Trabalhei durante 5 meses em uma imobiliária, quando entrei fui informada pelo empregador que ele não assinava a certeira, mesmo assim aceitei porque estava precisando. Agora ele fechou a imobiliária e não me pagou pelos dias que trabalhei. Como devo agir nessa situação.
    desde já agradeço, se puder me ajudar

  171. Olá gostaria de saber , trabalho em uma pousada a 7 meses como domestica meu salário é 850,00 e não tenho carteira assinada se eu pedir as contas quanto será meu acerto os meus direitos posso pedir o retroativo ,estou no aguardo obrigado

  172. bom dia queria saber se tenho direito ,trabalhei como gerente de uma empresa tomando conta de mercadorias porem o conbinado foi pelo telefone mas não teve contrado só uma cordo de boca mesmo e a pessoa que entrou em contato comigo não que me pagar nada ,mas tenho como comprovar meu trabalho ,como extratos da conta e E mails proficionais .o que devo fazer !!

    • Olá, Tiago!
      Você tem provas, seja documental ou testemunhal, aconselho que procure um advogado para que tome as providências.
      Obrigada por acompanhar o blog.

  173. ola
    o meu ex patrao pegou minha carteira o exame de admisao para assinar a minha carteira e nao assinou ele ficou com ela por 2 anos e meio e nao assinou eu pesso a minha carteira e ele nao entrega fala que ta com alguem eu procuro para a pesssoa que ele disse que estava com a minha carteira e a pessoa nao sabe eu to achando que ele perdeu alem disso ele nunca me pagou ferias decimo terceiro nunca me pagou direito algum eu tenho algum direito.

    • Olá, Jonatas!
      Sim, você tem todos os direitos descritos no artigo.
      Caso você seja demitido ou mandado embora a empresa deve assinar sua carteira com data retroativa e lhe pagar tudo que é devido, sendo que os direitos estão listados no texto.
      Obrigada por acompanhar o blog.

  174. Olá.. Poderia me ajudar por favor..
    Tenho 18 anos e com 17 entrei num escritório de contabilidade. Nesse ano de 2014… trabalhei durante 5 meses e fui mandada em bora, não fui fichada nesse período. Mesmo sendo de menor, a empresa me fez ficar alguns dias na hora extra na época de IR (Sei que não é permitido para menores). agora que fui mandada em bora, me pagaram pequenas partes do que me é de direito, já faz mais de 5 meses que sai de lá e ainda não me pagarão tudo, e o pior.. sempre que ligo pra cobrar eles dao desculpas e não pagam. Sei que tenho direitos, mas quais?

    desde já agradeço

  175. Olá, estou com dúvida em uma determinada situação, há 10 anos quase 11 atrás comecei a trabalhar de babá, na época estava com 13 anos, hoje tenho 24, e a mais ou menos 2 meses fui demitida sem justa causa, o problema é que minha antiga patroa nunca assinou minha carteira de trabalho, e nem me deu aviso prévio, me sinto lesada e desconsiderada, pois tenho dívidas a pagar e fiquei sem nenhum amparo, tive até outros empregos mas sempre foi mantido o vínculo empregatício, pois minha mãe olhou ele durante um tempo e ele só ficou com outras babás no período máximo de 1 ano, no entanto se for somar olhei ele uns 9 anos, tenho um vínculo afetivo com a criança, mas quero procurar meus direitos, pois não acho justo o que ela fez comigo, saiu do trabalho e no mesmo dia que saiu me demitiu, por favor me ajude, quero resolver este problema, o que devo fazer e onde recorrer?
    Desde já, agradeço.
    Atenciosamente,
    Dayanne

    • Olá, Dayanne!
      Procure o sindicato das empregadas domésticas ou advogado para que tome as providências na justiça do trabalho e requeira seus direitos.
      O vínculo dependerá da periodicidade no trabalho (quantas vezes você ia trabalhar) e de outras provas que ele deve solicitar.
      Em breve escreverei um artigo sobre o vínculo empregatício doméstico.
      Continue acompanhando o blog.

  176. faz um ano e quatro meses que trabalho sem registro e fui pedir 13 ele deu risada da minha cara e disse que nao pode paga quais sao os meus direitos

    • Olá, Alysson!
      O certo seria seu patrão lhe registrar de forma retroativa e lhe pagar tudo o que for devido, 13º salário, recolher FGTS e INSS entre outros.
      Aconselho que procure o MTE da sua cidade e faça uma denúncia contra a empresa, por trabalho sem registro e não recebimento do 13º salário proporcional a que você tem direito.
      No final do contrato, caso não receba, poderá também cobrar todas as verbas não recebidas perante a justiça do trabalho.
      Obrigada por acompanhar o blog.

  177. Olá bom dia.
    Trabalhei por três dias e meio em uma casa de família para cuidar de uma criança. quando eu devo ganhar por esses dias trabalhado…….

    • Olá, Ana Carolina!
      Depende do valor combinado entre vocês. Se ele havia de contratado por salário mensal, você pega o valor divide por 30 e multiplica por 3, que terá o valor devido.
      Obrigada por acompanhar o blog.

  178. meu esposo fez um trato com patrao para q nao assinasse sua carteira pois estava recebendo o seguro desemprego, trabalha a 6 meses sem carteira assinada, mesmo assim ele tem direito ao 13 salario?

    • Olá, Aline!
      O que seu marido e o patrão dele fizeram é fraude. Fraude ao seguro e aos cofres públicos.
      É ilegal receber seguro desemprego se está trabalhando.
      O correto seria o patrão ter assinado a carteira do seu esposo assim que começou a trabalhar e assim receberia o 13º salário.
      Claro que pode cobrar, porque trabalhou entretanto, se descoberto que estava recebendo seguro e trabalhando além de responder processo criminal será obrigado a devolver os valores que recebeu indevidamente do seguro desemprego.

  179. Olá, estou trabalhando há 3 meses sem carteira assinada, e já fui avisada que vou ser demitida pois o estabelecimento vai fechar, tenho algum direito sobre a demissão?

    • Olá, Ana Caroline!
      Sim, você tem direito a todas as verbas da modalidade “demissão sem justa causa”, conforme escrevi no texto. Leia com atenção!
      Obrigada por acompanhar o blog.

Deixe uma resposta

LEIA ANTES DE COMENTAR!

  • Não utilize os comentários para descrever informações privadas, pois caso seja respondido se tornará publico.
  • Não faço cálculos trabalhistas ou consulta jurídica pelo blog;
  • Antes de enviar dúvidas sobre outros assuntos não tratados nesta publicação, por favor, pesquise antes, pois sua pergunta pode ter sido respondida em outros textos;
  • Caso queira uma consulta jurídica mais detalhada, entre em contato pelo formulário e vou retornar com os custos (honorários);
  • Por mais que eu tente não consigo responder a todos, pois recebo mais de 500 comentários por dia, envie comentários simples e objetivos.

Obrigada pela compreensão e por acompanhar o blog!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>